Público-Alvo: O que é e como definir o público da sua empresa
Você conhece o ditado “Um amigo de todos, não é amigo de ninguém”? Essa frase resume bem a importância de uma empresa contar com um público-alvo.
Ela significa que quem busca vender para todos os tipos de públicos e quer agradar a todos, no final, não vende e nem agrada ninguém.
Ou seja, é melhor ter um grupo seleto para se alcançar e obter mais assertividade em suas ações, do que perder tempo indo atrás de quem não tem interesse no que você está oferecendo.
Abaixo vamos te explicar o que é público-alvo, porque definir um para seu negócio e como fazer isso.
Espero que goste da leitura!
O que é público-alvo?
O público-alvo é um grupo de pessoas que uma instituição busca atrair. Ele define uma parcela da sociedade que a empresa busca garantir como cliente, e é baseado nesta segmentação que as ações e estratégias de marketing são pensadas.
De forma simples, o público-alvo é um conjunto de pessoas que contam com características em comuns. Por exemplo, a mesma profissão, escolaridade e possuem grande chance de serem atraídos pelo mesmo produto.
Por consistirem de interesses semelhantes, são considerados um grupo capaz de gerar mais facilidade para o marketing alcançar. Já que, as ações não serão feitas exclusivamente para uma pessoa e sim para um grande conjunto.
Resumidamente, podemos entender o público-alvo como: indivíduos reais que uma empresa pode alcançar e converter em clientes.
Veja a seguir a importância de definir um para seu negócio!
Por que definir um público-alvo?
Saber quem sua empresa pretende alcançar é uma mão na roda, tanto para alcançar melhores resultados, como para o time de marketing.
Com um público-alvo bem definido, criar ações de marketing se torna fácil. Pois a produção é baseada em alcançar um tipo de objetivo.
Uma das principais vantagens, é a possibilidade de estruturar campanhas mais eficientes. Sendo possível orientar melhor o uso de recursos, otimizar campanhas e reduzir gastos, sem perder tempo com quem não irá gerar conversão.
A comunicação com potenciais clientes também se torna algo otimizado. Pois como o time de marketing irá focar em atrair um apenas um seleto conjunto, poderá criar conteúdos e campanhas que realmente conversem com quem se deparar com a empresa.
Por exemplo, caso o público-alvo seja jovens de 15 à 18 anos, pode-se usar uma linguagem popular entre estes indivíduos e conseguir criar uma comunicação mais eficiente para atraí-los.
Como definir um público-alvo?
Os primeiros passos para definir o grupo que você quer alcançar são simples: você deve analisar o mercado e identificar o diferencial da sua solução.
Veja o passo a passo que listamos abaixo para ajudar você:
1- Faça uma pesquisa de mercado
Este é o momento no qual você deve ver quem provavelmente poderá usufruir do que você oferece. Indo mais a fundo sobre os hábitos desse seleto grupo e como começar a traí-los.
Além de claro, na etapa de pesquisa de mercado você analisar seus concorrentes, observar o que estão utilizando para atrair clientes e suas estratégias.
2- Entenda sobre seu produto
Agora que você já sabe como o mercado está ofertando o que você quer oferecer, é hora de analisar melhor seu produto. Veja o pode torná-lo mais atrativo e diferente do que já está disponível no mercado.
Descubra o que pode fazer uma pessoa comprar seu produto, o tipo de problema que ele pode resolver e quais vantagens ele entrega. Por fim, busque deixar nítido todos os pontos positivos que irá divulgar sobre ele ao público.
3- Segmente o público
Segmentar o público que você almeja é muito importante para criar um público-alvo mais assertivo para sua empresa. Então, leve em conta os seguintes pontos para a segmentação:
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Localização geográfica
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Faixa etária
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Sexo
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Escolaridade
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Interesses
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Profissão
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Nível social
Os pontos que citamos, normalmente são os mais usados para a criação do público-alvo por empresas. Pois, tais itens são realmente o que fazem diferença para uma equipe de marketing conseguir criar estratégias eficazes e certeiras.
4- Escolha onde focar
Depois de todos os passos anteriores, você já tem noção do seu diferencial, do tipo de público que quer capturar e como atuam as concorrentes. Agora, é a hora de se basear nas informações obtidas e criar seu público-alvo. Estipule a idade do seu público, localização, gênero e demais fatores.
Qual a diferença entre público-alvo e persona?
Não é surpresa que muitas pessoas confundam público-alvo com persona, já que ambas são itens que auxiliam times de marketing e são considerados perfis alvos.
Entretanto, eles não representam a mesma coisa. Veja abaixo a diferença:
Público-alvo: é um grupo de pessoas com características e interesses em comum. As informações são mais rasas e representam uma fatia de pessoas que a empresa busca obter como cliente.
Persona: já a persona é o cliente ideal de uma empresa, é alguém que realmente usaria o produto e se manteria fiel a marca. Diferente do público-alvo, a persona é um ser fictício único, mas é estruturado com base em dados reais, de pesquisas de mercado.
Ferramentas que podem ajudar na criação de um público alvo:
Se você chegou até aqui, você provavelmente está bastante interessado em criar um público-alvo de qualidade para sua empresa!
Então, pensando em te ajudar, nós da ZMark listamos algumas ferramentas de dados que podem auxiliar você nesta tarefa:
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Google Analytics: ferramenta para análise de dados gratuita do Google.
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Google Trends: mostra os assuntos mais procurados no mundo durante determinado período.
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Audience Insights: base de dados do Facebook, onde você pode descobrir dados relevantes sobre hábitos da população.
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E aí, gostou do nosso artigo sobre público-alvo? Então veja mais conteúdos semelhantes a este em nosso blog! Inclusive uma dica de material que tenho para te recomendar é nosso artigo sobre as vatangesn de ter um site!