Marketing digital: 6 dicas para a sua empresa
Cada vez mais as empresas precisam estar presentes no ambiente digital. Independente da área de atuação da empresa, novos clientes sempre podem ser conquistados com estratégias de marketing digital. A era digital também está alterando o comportamento do consumidor, que passa várias horas do dia conectado à internet.
Além disso, as mídias digitais são as primeiras a serem consultadas na hora de tirar a dúvida sobre um produto ou serviço. Por isso, a ZMark preparou para você este conteúdo com 6 dicas imperdíveis sobre marketing para você aplicar no seu empreendimento e aproveitar todas as vantagens!
O que é o marketing digital?
O marketing digital é o marketing tradicional aplicado no ambiente digital. Mas o que isso significa? Significa que é uma variação do marketing que evoluiu ao longo dos anos. Na década de 90, quando a internet comercial surgiu no Brasil, o marketing digital ainda estava dando os seus primeiros passos. A partir daí, esta vertente do marketing foi se modernizando até chegar nos dias de hoje.
Por isso, o marketing digital está diretamente relacionado com a internet. Todas as ações de comunicação que procuram divulgar e comercializar produtos ou serviços e que também circulam nas redes digitais podem ser consideradas marketing digital.
O marketing digital também quer conquistar novos clientes para a marca, aumentando a rede de relacionamentos para chegar nos consumidores com maior velocidade, personalização e precisão. É possível afirmar, portanto, que o marketing digital nada mais é que o marketing tradicional adaptado para a era digital.
Qual a importância do marketing digital?
Você já parou para pensar na importância do marketing digital? Antigamente, na hora de comprar um produto ou serviço, os consumidores se informavam pelas mídias tradicionais como o jornal, a televisão e o rádio.
Eles também consultavam a opinião de familiares e amigos sobre os produtos e serviços adquiridos antes de decidir pela compra. Porém, nos dias de hoje, os compradores fazem um caminho muito mais curto: usam o celular ou o computador para acessar o Google e consultar as informações mais importantes sobre o produto.
É comum também que os produtos e serviços sejam consultados nas redes sociais. Por isso, dificilmente uma marca deixará de ter um perfil no Instagram ou Facebook, por exemplo. A presença nas redes sociais aumenta a credibilidade da marca, facilita a divulgação e atrai novos clientes.
Neste cenário, o marketing digital é indispensável. Segundo dados da Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios, em 2021 o número de domicílios com acesso à internet no país chegou a 90%. Este número vem crescendo com o passar dos anos, o que significa que dentro de alguns anos toda a população brasileira estará conectada.
Nesse sentido, investir em marketing digital não é mais um diferencial para nenhum empreendimento, mas sim uma necessidade. Porém, nem sempre é fácil entender como adaptar as ações de comunicação da sua empresa para o ambiente digital. Por isso, a ZMark preparou para você este post com 6 dicas imperdíveis para você aplicar no seu negócio! Quer saber? Continue lendo!
6 dicas de marketing digital para a sua empresa
Agora que você aprendeu o que é o marketing digital e qual a sua importância para empresas, confira 6 dicas imperdíveis de marketing digital para atrair mais clientes e aumentar a credibilidade da sua marca!
1. Tenha domínio próprio
Você sabe o que é um domínio? O domínio é o endereço de um site na internet com o nome da sua empresa. Por exemplo, a Coca Cola tem o domínio www.coca-cola.com.br. Outras marcas famosas também podem ser encontradas apenas digitando o nome e complementando com o prefixo (www) e o sufixo (.com ou .com.br).
Ao adquirir um domínio para a sua marca você vai fortalecer a sua credibilidade no ambiente digital. Principalmente quando um usuário pesquisa pelo nome do seu produto ou serviço nos buscadores. As chances de você aparecer em primeiro lugar são muito maiores se você tiver um domínio.
2. Invista no marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é fundamental para aumentar a sua autoridade e entregar informação para o seu público-alvo. A partir do marketing de conteúdo, também é possível desenvolver a fidelização da clientela, aproximando a marca dos compradores. Para trabalhar o marketing de conteúdo, você pode apostar na criação de um blog.
Por exemplo, se trabalha em uma empresa que vende produtos para diabéticos, a produção de conteúdos que informem acerca de alimentação para diabéticos, marcas e aparelhos de medição de glicose recomendados são ideias de posts para este público.
3. Saiba as datas importantes
Um ponto de partida para criar conteúdos de marketing digital é estudar quais as datas são mais importantes para os seus consumidores. Vamos supor que a sua empresa seja uma pizzaria. Neste caso, o Dia Mundial da Pizza, celebrado no dia 10 de julho, certamente vai entrar no calendário editorial para pensar em alternativas para atrair o seu público como promoções e campanhas voltadas a comemorar esta data.
4. Aposte no mobile
Segundo um levantamento divulgado pela FGV em 2022, o Brasil tem atualmente mais de um smartphone por habitante. São 242 milhões de celulares em uso no país. Por isso, qualquer estratégia de marketing digital que não considere a compatibilidade para smartphones, certamente estará destinada a fracassar. Mas o que isso significa na prática?
Quer dizer que se você criar um site ou um blog para a sua empresa, é importante que ele funcione com fluidez em dispositivos móveis. Vale também para os conteúdos nas redes sociais. Letras muito pequenas ou imagens que não respeitam as dimensões compatíveis com a tela do celular vão dificultar a compreensão da mensagem.
5. Fique atento às tendências
Certamente você já viu por aí brincadeiras que todas as marcas fazem na internet. Podem ser memes, desafios ou até mesmo promoções de uma determinada data. Nem todas as tendências serão seguidas. Afinal, depende do seu público-alvo. Por isso, é importante saber para quem você está se comunicando. Se o consumidor é adulto, tendências voltadas para os jovens provavelmente serão mal recebidas ou vão apresentar um baixo engajamento.
6. Contrate um social media
O social media é o responsável por administrar o perfil das marcas nas redes sociais. O trabalho do social media inclui desde a criação dos materiais até a publicação dele nas redes. Porém, as atividades vão variar conforme as necessidades da empresa. Quer aproveitar todas as vantagens do marketing digital? A ZMark é especialista em marketing digital e vai te ajudar a transformar a sua marca em um nome reconhecido no ambiente digital.
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