Social Media: entenda o motivo de contar com um para sua marca

O que é um social media?

Social Media: entenda o motivo de contar com um para sua marca

Social Media: entenda o motivo de contar com um para sua marca

Com a necessidade de empresas estarem presentes no mundo digital e principalmente nas redes sociais, tornou-se quase obrigatório um profissional para ficar responsável por tais demandas. 

Foi assim, buscando atender a esta necessidade do mercado, que surgiu a figura que hoje conhecemos como Social Media

Engana-se quem pensa que essa é apenas mais uma profissão do momento criada por uma tendência. Pois, a função social media, apesar de ser uma profissão recente, passou a ser uma figura com um papel que veio a se tornar essencial para o fortalecimento de marcas online.

Neste conteúdo, nós da ZMark vamos explicar um pouco mais a fundo sobre o que é esse profissional, suas vantagens, tarefas e mais!

O que é um social media?

Um dos profissionais mais recomendados para auxiliar no marketing digital de empresas é o social media. Ele é a pessoa responsável por tomar a frente dos perfis de uma empresa nas redes sociais e fazer a gestão desses canais de comunicação.

O social media cria cronogramas, define conteúdos que serão veiculados, cria stories e se comunica com o público. Além de monitorar redes sociais, analisar conteúdos em alta e de concorrentes, engajar o perfil, etc.

Vale ressaltar que um social media assume a tarefa de criar a estratégia que será utilizada. Levando em conta que ao final terá que analisar os resultados a fim de observar o que está dando certo e aplicar melhorias.

Geralmente, esse profissional é a pessoa por trás dos perfis das marcas, gerenciando redes sociais como o Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube e demais canais de comunicação direta com o público.

Uma dúvida frequente sobre social media é sobre suas criações, já que alguns profissionais social media muitas vezes produzem o próprio material visual e textual para utilização nas redes sociais. 

Porém, isso varia de pessoa para pessoa e porte da empresa. Existem instituições onde o social media não cria seus materiais, apenas cria a estratégia. Enquanto em outras, ele atua como design gráfico também.

Quais as tarefas de um social media?

São diversas as tarefas que um social media precisa manusear durante o seu dia a dia, pois diferente do que o senso comum pensa, não é apenas ficando online e fazendo posts nas redes sociais que esse profissional vive.

O trabalho desse profissional envolve acima de tudo estudo, planejamento, análise e muito mais. Só assim se é possível obter resultados através das mídias digitais. Abaixo trouxemos algumas tarefas que o social media designa:

Estudo de mercado

Antes de mais nada, uma das primeiras tarefas de um social media ao se juntar a uma empresa, é estudar o mercado. Através desta ação ele irá entender o que empresas semelhantes estão fazendo, entender como se inserir dentro do mercado e criar suas estratégias.

Vale ressaltar que esse estudo não é feito apenas uma vez. Muito pelo contrário, ele pode e deve ser realizado sempre que visto sua necessidade.

Planejamento de conteúdos

Uma função que basicamente todo social media sempre assume é o planejamento de conteúdos e criação do cronograma de postagens. Com base no estudo do mercado ele irá definir os tipos de conteúdos que serão veiculados, onde serão postados, as datas e seus formatos.

Neste momento, ele também levará em conta quais as plataformas que irá trabalhar para definir o tipo de material divulgado em cada uma.

Criação

A criação é o momento onde o social media irá colocar a mão na massa. Ou seja, é durante a criação que o profissional poderá desenvolver textos atrativos, legendas, criar materiais visuais e colocar as ideias em ação.

Mas atenção, apesar de o social media ser o responsável pela criação dos conteúdos, ele não necessita ser a pessoa a fazer os materiais. Ele pode apenas gerenciar a equipe que realmente precisa desempenhar tais papéis.

Por exemplo, o social media pode apenas ficar responsável por garantir que os demais cumpram seus papéis, como, garantir que o redator faça bons textos para as mídias sociais, que o designer faça as artes, etc.

Monitoramento 

Nenhuma ação de marketing realmente gera resultados se não for monitorada, e isso também serve para as mídias sociais. Cabe ao social media então, fazer o monitoramento das ações feitas.

Normalmente, este profissional está sempre analisando o desempenho de postagens, mensurando resultados e otimizando ações. Buscando ao final, demonstrar que seu trabalho gera resultados e faz uma grande diferença dentro de uma instituição.

Benefícios de ter um social media

Não é surpresa que apostar em um social media é uma ação que garante bons benefícios para uma empresa.

Não é atoa que essa profissão cresceu e continua se tornando uma das mais importantes dentro de empresas. Abaixo listamos 3 benefícios de se contar com este profissional:

Aproximação do público

Com conteúdos bem pensados e estruturados, sua empresa vai saber como se comunicar com seu público-alvo e também com clientes. Desta forma, seu negócio ficará mais próximo do público, pois irá entregar o tipo de conteúdo que ele busca.

Humanização do perfil

Através de stories do Instagram e postagens no LinkedIn é possível deixar de lado a imagem de uma empresa ser apenas uma instituição ou prestadora de serviços. 

Um bom social media irá trabalhar para garantir essa humanização de perfis empresariais, algo que melhora o relacionamento do público com a marca.

Comunicação com o público

Com uma pessoa focada em manter os perfis nas redes sociais engajados, quem tiver dúvidas e quiser entrar em contato, irá se sentir mais à vontade. E, sendo respondido com clareza e agilidade, a comunicação entre os dois será um ponto forte para a relação.

Sobre a comunicação empresa-cliente é interessante falar que as redes sociais tornaram-se canais extremamente fortes para se sanar dúvidas de potenciais clientes. Então, é recomendado ter alguém disponível para atendê-los.

Vale a pena contar com um social media?

Se você está se questionando se vale a pena contratar um social media para fazer a gestão das suas redes sociais, a resposta que nós podemos te dar é SIM. Contar com um social media é uma vantagem e tanto para crescer no mundo digital.

Contando com um profissional experiente você não terá que se preocupar com a gestão das suas redes. Isso porque ele ficará como um dos pontos principais para crescer seu negócio nas mídias sociais.

Outra vantagem que você pode optar ao invés de contratar um social, é investir em serviços de redes sociais oferecidos por agências de marketing. Que nada mais são que um time especializado responsável por assumir todas as funções de um social media, por um preço mais em conta.


Agora que você já viu os beneficios de se ter um social media, não perca a oportunidade e entre em contato conosco. Nós da ZMark vamos te ajudar com isso, não fique atrás dos seus concorrentes.